A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, inaugurou , ontem, 15 de Fevereiro, o Centro Bibliográfico e Documental Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Este Centro em conjunto com a Biblioteca Municipal de Celorico de Basto (à qual é contígua), três núcleos museológicos (o Núcleo de Imprensa de Celorico de Basto, o Núcleo de Arqueologia sobre o concelho, e o Núcleo que dispõe de exposições temporárias), e uma capela convertida em local de exposições, constituem o “Centro Cultural de Celorico de Basto” " «É bom saber que uma biblioteca como esta foi crescendo de uma forma tão grande devido ao sentido de serviço à causa pública de Marcelo Rebelo de Sousa», afirmou a governante na inauguração do Centro Bibliográfico e Documental, salientando ainda que "ao doar uma riqueza patrimonial tão diversa, em especial as suas enciclopédias pessoais e disponibiliza-las ao serviço de todos» o catedrático «é um exemplo de cidadania ao colocar a cultura ao serviço da população».
O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa frisou, por seu turno, que «é preciso continuar a enriquecer a biblioteca ao ritmo dos últimos anos, o que significa muitos milhares de obras. Por minha parte continuarei a oferecer livros, manuscritos a esta Biblioteca». Com raízes celoricenses, o Professor que muito tem contribuído para o enriquecimento da Biblioteca Municipal através da doação de milhares de livros, manuscritos e outras publicações; ofereceu-se para ser «o catalizador de uma animação cultural que é essencial para que um espaço com o investimento não seja um espaço fechado». Apesar de não estar ainda aberta ao público, o centro documental representa um investimento na ordem de um milhão de euros, o que para um concelho de Celorico de Basto significa uma forte aposta. O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa foi principal angariador de obras.
O presidente da Câmara de Celorico de Basto, Albertino Mota e Silva agradeceu ao professor pelo que este tem feito pelo concelho, “ esta é a forma de lhe manifestarmos a nossa gratidão pelo que tem feito por Celorico de Basto” e realçou que a nova infra-estrutura “torna esta terra cada vez mais apelativa. Estas obras oferecidas pelo professor são um estímulo para nós e uma riqueza muito grande". Acrescentou ainda que a autarquia pretende a ajuda do governo para estender esta biblioteca aos núcleos urbanos do concelho, constituindo pólos culturais em Gandarela, Mota e Fermil. No caso concreto do pólo de Gandarela, o autarca aproveitou o momento para lhe lançar um desafio, “o de nos apoiar financeiramente, com 50%. São cerca 350 mil euros fundamentais para podermos avançar com a execução da obra”. Solicitação que não obteve resposta por parte da representante do ministério da Cultura. O Centro Bibliográfico e Documental estará aberto ao público no final deste semestre, é um projecto da autoria dos arquitectos Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro e localiza-se na Quinta de S. Silvestre.
A construção deste novo edifício foi comparticipada em cerca de 50% e representou um investimento total de cerca de um milhão de euros. O novo equipamento resulta da necessidade de ser criado um espaço temático complementar à Biblioteca Municipal para albergar e colocar acessível ao público um vasto espólio proveniente das doações do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa que já foi Presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto. Este espaço dispõe igualmente do arquivo histórico da Câmara Municipal. Trata-se de um edifício que vem acrescentar possibilidades especializadas e não existentes na Biblioteca Municipal, nomeadamente para os investigadores, alargando o público-alvo deste “Centro Cultural”.
Assim, a juntar a um espaço dinâmico onde todos têm ao dispor uma enorme variedade de livros nas salas de leitura, uma secção de audiovisuais e acesso às novas tecnologias e onde os mais pequenos viajam no mundo encantado retratado pelas histórias que lhe são contadas na Hora do Conto, surge agora um local dedicado a temas mais sérios e que pretende ser útil aos investigadores que o irão procurar.
A nova construção é composta por dois pisos, ficando no piso superior a recepção, a sala de leitura e consulta livre. Este piso tem uma área bruta de 213,15 m2. O piso inferior tem uma área bruta de 218,75 m2 e nele ficará localizada a zona de depósito de livros e documentos, instalações sanitárias e um gabinete de trabalho vocacionado para trabalhos de catalogação ou consulta de reservados."
Fonte: Biblioteca /Câmara Municipal de Celorico de Basto
Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Bibliotecas Especializadas, Equipamento Instalações e Mobiliário |